Megaevento

Saiba esquema para show de Alok em Copacabana

Apresentação do DJ acontece no próximo sábado (26)

DJ brasileiro promete maior show do mundo no Rio
DJ brasileiro promete maior show do mundo no Rio |  Foto: Rede social

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias de estado de Turismo (Setur-RJ) e de Polícia Militar, apresentou nesta segunda-feira (21), no Copacabana Palace, os preparativos operacionais para o “Show do Século”, com o artista Alok, que acontecerá na Praia de Copacabana, no próximo sábado (26) em comemoração ao centenário do hotel.

Soluções de segurança empregadas nos últimos réveillons, como pontos de bloqueios, revista com detectores de metais, torres de observação e monitoramento realizado por drones, fazem parte do planejamento especial da PM para o evento - que prevê reunir mais de 1 milhão de pessoas.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, abriu a apresentação revelando números que comprovam o impacto do show para a cadeia produtiva do turismo da cidade, com expectativa média de 85% de ocupação hoteleira na capital do estado.

 "Este é mais um passo de um grande desafio que nós temos para recuperar os grandes eventos do Rio de Janeiro. A ideia é consolidar um grande calendário para que a gente possa manter o movimento da hotelaria, não só na alta temporada. Este ano, ainda teremos a ABAV EXPO, maior feira de turismo do Brasil, voltando para o Rio de Janeiro com o apoio da Fecomércio e ainda a Expo Rio Turismo, em outubro, entre outros eventos, que estamos consolidando neste calendário", destacou o secretário Gustavo Tutuca.

Polícia Militar

A operação da Polícia Militar começará as 6h de sábado, com as primeiras equipes na faixa de areia, realizando ações preventivas em quadriciclos, e de prontidão nas sete cabines da região. A partir daí, o efetivo e ações serão ampliados ao longo do dia até chegar à força máxima horas antes do espetáculo. Ao meio-dia, começam a funcionar 16 postos de bloqueio nas principais vias de acesso, sendo oito para revista com detectores de metais visando coibir a entrada de armas de fogo e de objetos cortantes, como facas e canivetes.

 "São pontos onde as pessoas que forem assistir ao show terão de passar obrigatoriamente por revista. A finalidade aqui é tornarmos o evento muito mais seguro para a diversão de todos", afirmou o coronel PM Luiz Carlos Segala, comandante do 1º Grupamento de Policiamento de Área (que inclui a Zona Sul).

Outro equipamento usado com sucesso na virada do ano, as torres de observação serão montadas em 20 pontos estratégicos, entre calçadão, canteiro central e areia da praia, que receberá ainda cinco tendas de apoio com equipes de até quatro policiais militares.

Como medida preventiva, 43 viaturas estarão baseadas em pontos mapeados dentro da mancha de delitos da região, entre a Rua Barata Ribeiro e a Avenida Atlântica. Equipes do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães estarão nos acessos das estações do Metrô de Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. Seis policiais do Regimento de Polícia Montada irão patrulhar a Avenida Princesa Isabel. Uma base móvel de carro comando funcionará na Avenida Atlântica com República do Peru. Agentes bilíngues do Batalhão de Polícia Turística estarão de prontidão no carro comando para atendimento de turistas estrangeiros.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) colocará de prontidão uma força-tarefa composta por 100 militares, 20 viaturas, motos aquáticas, botes e embarcações tendo suporte de posto de comando montado no 3º Grupamento Marítimo/3º GMar (Praça Cel. Eugênio Franco, nº 2, Copacabana). Outras duas bases operacionais - uma terrestre e outra marítima – funcionarão no 17° Grupamento de Bombeiros Militar (Rua Xavier da Silveira, 120, Copacabana) e no próprio 3° GMar, respectivamente.

Estande turístico

Para atendimento do público, a Setur-RJ disponibilizará estande instagramável que servirá como ponto de informações turísticas com funcionamento, a partir das 10h, no dia do show. O espaço contará também com uma ação de orientação e conscientização de proteção à mulher, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher.

< Idosa morre após ser empurrada por desconhecido na Tijuca; vídeo Homem armado invade escola no Rio à procura de ex-namorada <